Autònomos: como criar uma identidade pessoal e única para se destacar

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Autònomos: como criar uma identidade pessoal e única para se destacar

Como autônomo, sua marca é sua identidade como profissional. Dentro de um mercado competido, você precisa garantir que interessados conseguirão te encontrar, e ter controle de como outras pessoas veem seu trabalho.


O que torna uma identidade pessoal única?

Uma identidade pessoal começa muito antes de chegar aos elementos visuais – tem fonte em sua clareza e propósito. Sabendo quem você é, o que te destaca e o motivo por qual outros devem se importar formam a base de tudo o que você cria.


É essa base que consegue transformar uma simples logo e cores em uma identidade.


 Sua identidade deve ser um reflexo de seus valores, crenças e o valor que você traz ao seu nicho (e respectivamente, seus clientes). Sem esses detalhes como núcleo, seus visuais serão superficiais – eficazes, porém não memoráveis ou impactantes.


Marca vs identidade visual – existe diferença?

A resposta é sim, e é crucial. Sem uma missão, visão e valores claros, é difícil criar uma identidade visual que não caia no genérico. A identidade visual é composta de ambos sua marca e seus visuais, trabalhando em harmonia para criar uma identidade.


A maneira como cores, formas e letras comunicam, a importância do contraste e balanceamento visual – técnicas de composição requerem grande conhecimento da mensagem que está tentando comunicar.

Pense em que mensagem quer para sua identidade pessoal – o que é associado a isso? Que formas comunicam esse sentimento? Como podem comunicar entre si para gerar uma mensagem visual coesa?


Elementos a considerar durante a criação de sua identidade pessoal

Não existe uma receita perfeita para criar sua identidade visual com facilidade, porém existem elementos cruciais, que ao utilizados em ordem, elevam qualquer identidade para se destacar entre todas as outras:


Núcleo forte – Um conceito chave, claro e que pode ser facilmente lembrado.


Consistência – Consegue comunicar seu conceito, mesmo de maneiras distintas e em canais diversos.


Reconhecível – Logos, cores e um estilo que se destaca, tornando fácil te encontrar entre diversos outros profissionais. Quando alguém encontrar seu trabalho e nome, e navegar suas redes sociais e site, ele sabe o que esperar.


Flexibilidade – Se adapta a trends e diversos usos, sem perder seus elementos fundamentais que o diferenciam.


Conexão emocional – Consegue fazer quem entra em contato sentir algo real e duradouro, lembrando sempre que ver algum elemento.


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