Hierarquia de informações para Landing Pages: como estruturar com eficiência

Sua página principal demonstra sua marca, permite que clientes explorem uma grande quantidade de produtos e oferece informações adicionais sobre sua empresa e seus valores. A partir dela, seus visitantes podem ir para onde desejarem. Porém, se estiver tentando aumentar vendas para um produto específico, é fácil que seus visitantes “se percam” e não vejam o que está oferecendo.
É para esse exato propósito que Landing Pages existem – elas criam uma navegação dedicada a um produto, serviço ou oferta limitada, removendo distrações e direcionando o usuário para a ação exata que quer tomar, levando-o por todas as informações sobre essa novidade até a decisão final.
Com isso dito, é fácil se perder e criar uma Landing Page bagunçada e “sem rumo”. Aprender sua estrutura ideal e aplicar esse conhecimento pode ser a diferença para trazer mais conversões.
Primeiramente: definindo seu tema e informações
O objetivo de estabelecer a hierarquia em qualquer página (e especialmente em landing Pages) é conseguir comunicar as informações mais importantes primeiro, seguidas dos detalhes secundários e terciários, de maneira que naturalmente guia a visão do leitor pelo design.
Antes de começar no aspecto visual, é importante definir as informações que serão colocadas na Landing Page – Sobre o produto, suas especificações, diferenciais, benefícios e as chamadas para ação (CTAs) que serão aplicadas.
A ordem de informações segue como uma introdução, e deve responder as perguntas, em ordem:
-O que é o produto, serviço ou evento?
-O que faz, como funciona e o que acontecerá?
-Quais aspectos diferenciais existem?
-Que ação o leitor deverá fazer ao navegar pela página e conhece-lo(a)?
Com isso em mente e os textos e chamadas escritos, podemos seguir para a hierarquia visual.
Hierarquia visual
Antes de aplicar suas informações para o visual da Landing Page, é importante conhecer os 3 elementos principais de uma boa composição visual: contraste, proximidade e escala.
Contraste
O contraste define a diferença entre objetos, cores e fontes, trazendo atenção ao elemento principal e guiando o olhar para as informações mais importantes. Contraste pode ocorrer de diversas maneiras: cores, como a cor do texto e fundo, o uso de fontes diferentes para títulos e parágrafos, e elementos visuais espalhados pelo design.
Proximidade
A proximidade de elementos é crucial para diferenciar os grupos em sua composição. Quanto mais próximos, serão considerados relacionados e tratados como um grupo. Já com grande espaçamento, são vistos como elementos separados e, juntamente, como informações distintas.
Escala
A escala define o tamanho dos elementos da composição. Quanto maior um elemento é, mais atenção ele chama. Quanto menor, maiores as chances desse item passar despercebido ou ser tratado como uma informação “fútil”. Encontrar o equilíbrio é crucial para que todas as informações sejam percebidas corretamente.
Um dos maiores usos de escala é em textos – Títulos são escritos com fontes grandes, indicando que são uma introdução, enquanto o parágrafo abaixo, escrito em letras menores, será visto como a continuação e explicação do título.
Padrões de leitura F e Z
Usuários tendem a analisar páginas antes mesmo de ler – um fenômeno bem estudado e documentado. Dois padrões comuns são previsíveis, e podem ser utilizados para gerar uma navegação dinâmica e interessante:
Leitura em F
Leitores começam a ler horizontalmente pelo topo da página (formando a primeira linha horizontal do “F”), seguindo para baixo e lendo outra linha horizontal, e finalmente escaneando o lado esquerdo até o canto inferior do conteúdo (criando a linha vertical do “F”).
Leitura em Z
O leitor segue um caminho diagonal - iniciando no canto superior direito, lendo horizontalmente, até retornarem em diagonal para o inferior direito, e lendo horizontalmente novamente.
Esses padrões podem ser repetidos diversas vezes dentro de uma única página, ou até utilizados em combinação para gerar uma navegação completa e intrigante.
Com isso em mente, e o uso de elementos visuais como imagens e gráficos relevantes ao tema, é possível estruturar uma página sem grandes distrações que dirige o usuário exatamente onde precisa estar.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados