Hierarquia de informações para Landing Pages: como estruturar com eficiência

Sites 10 Agência Digital | Hierarquia de informações para Landing Pages: como estruturar com eficiência
Hierarquia de informações para Landing Pages: como estruturar com eficiência

Sua página principal demonstra sua marca, permite que clientes explorem uma grande quantidade de produtos e oferece informações adicionais sobre sua empresa e seus valores. A partir dela, seus visitantes podem ir para onde desejarem. Porém, se estiver tentando aumentar vendas para um produto específico, é fácil que seus visitantes “se percam” e não vejam o que está oferecendo.


É para esse exato propósito que Landing Pages existem – elas criam uma navegação dedicada a um produto, serviço ou oferta limitada, removendo distrações e direcionando o usuário para a ação exata que quer tomar, levando-o por todas as informações sobre essa novidade até a decisão final.


Com isso dito, é fácil se perder e criar uma Landing Page bagunçada e “sem rumo”. Aprender sua estrutura ideal e aplicar esse conhecimento pode ser a diferença para trazer mais conversões.


Primeiramente: definindo seu tema e informações

O objetivo de estabelecer a hierarquia em qualquer página (e especialmente em landing Pages) é conseguir comunicar as informações mais importantes primeiro, seguidas dos detalhes secundários e terciários, de maneira que naturalmente guia a visão do leitor pelo design.


Antes de começar no aspecto visual, é importante definir as informações que serão colocadas na Landing Page – Sobre o produto, suas especificações, diferenciais, benefícios e as chamadas para ação (CTAs) que serão aplicadas.


A ordem de informações segue como uma introdução, e deve responder as perguntas, em ordem:

  -O que é o produto, serviço ou evento?

  -O que faz, como funciona e o que acontecerá?

  -Quais aspectos diferenciais existem?

  -Que ação o leitor deverá fazer ao navegar pela página e conhece-lo(a)?


Com isso em mente e os textos e chamadas escritos, podemos seguir para a hierarquia visual.


Hierarquia visual

Antes de aplicar suas informações para o visual da Landing Page, é importante conhecer os 3 elementos principais de uma boa composição visual: contraste, proximidade e escala.


Contraste

O contraste define a diferença entre objetos, cores e fontes, trazendo atenção ao elemento principal e guiando o olhar para as informações mais importantes. Contraste pode ocorrer de diversas maneiras: cores, como a cor do texto e fundo, o uso de fontes diferentes para títulos e parágrafos, e elementos visuais espalhados pelo design.


Proximidade

A proximidade de elementos é crucial para diferenciar os grupos em sua composição. Quanto mais próximos, serão considerados relacionados e tratados como um grupo. Já com grande espaçamento, são vistos como elementos separados e, juntamente, como informações distintas.


Escala

A escala define o tamanho dos elementos da composição. Quanto maior um elemento é, mais atenção ele chama. Quanto menor, maiores as chances desse item passar despercebido ou ser tratado como uma informação “fútil”. Encontrar o equilíbrio é crucial para que todas as informações sejam percebidas corretamente.


Um dos maiores usos de escala é em textos – Títulos são escritos com fontes grandes, indicando que são uma introdução, enquanto o parágrafo abaixo, escrito em letras menores, será visto como a continuação e explicação do título.

Padrões de leitura F e Z

Usuários tendem a analisar páginas antes mesmo de ler – um fenômeno bem estudado e documentado. Dois padrões comuns são previsíveis, e podem ser utilizados para gerar uma navegação dinâmica e interessante:


Leitura em F

Leitores começam a ler horizontalmente pelo topo da página (formando a primeira linha horizontal do “F”), seguindo para baixo e lendo outra linha horizontal, e finalmente escaneando o lado esquerdo até o canto inferior do conteúdo (criando a linha vertical do “F”).


Leitura em Z


O leitor segue um caminho diagonal - iniciando no canto superior direito, lendo horizontalmente, até retornarem em diagonal para o inferior direito, e lendo horizontalmente novamente.

Esses padrões podem ser repetidos diversas vezes dentro de uma única página, ou até utilizados em combinação para gerar uma navegação completa e intrigante.


Com isso em mente, e o uso de elementos visuais como imagens e gráficos relevantes ao tema, é possível estruturar uma página sem grandes distrações que dirige o usuário exatamente onde precisa estar.


Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Adsdesenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.


Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

VOLTAR

Posts Relacionados

Fale com especialista

Aguarde

Confirmar ação?

Deletar essas informações podem corromper alguma coisa

Cancelar

Ok

POLÍTICA DE COOKIES

Atualizado em 26 de julho de 2021.

Com a aceitação dos termos da Política de Privacidade de nosso site o usuario/visitante, por meio do botão ACEITO, concorda com as disposições estabelecidas.

O presente termo tem por finalidade esclarecer regras para utilização de dados que incluem mecanismo de acesso, reprodução, arquivamento, processamento, armazenamento, recepção, classificação, utilização, coleta dos dados dos usuários, além do registro das atividades do usuário dentro do domínio.

Armazenamos os dados dos usuários que nos são fornecidos, direta ou indiretamente, durante a utilização de nosso site e aplicativos por meio e cookies, tecnologia que pode perceber e receber informações do usuário com intuito de otimizar sua experiencia em nosso site.

Os dados que poderão ser armazenados são: links e botões clicados, paginas visitadas, endereço IP, informações a respeito do navegador, sistema operacional do dispositivo, resolução da tela, gênero, não se limitando a estes, bem como os dados fornecidos por meio de preenchimento formulários.

Não nos responsabilizamos pela veracidade ou imprecisão dos dados fornecidos pelo usuário. Nosso site utiliza cookies e demais identificadores anônimos para otimização da navegação, segurança e análise de publicidade.

O termo de vigência durante a sessão e também permanentes, cujos dados podem ser utilizados no intuito de lembrar informações de contato no formulário do site para facilitar o seu preenchimento.

Os dados dos usuários poderão ser utilizados com as finalidades de identificação, manutenção de cadastro atualizado para fins de contatos por mensagens e newslatter (com autorização dos usuários) (e-mail, aplicativos e redes sociais), realização de estatísticas e estudos destinados a análise de comportamentos de forma anônima, promoção de conteúdos, anúncios de produtos e/ou serviços.

A utilização dos dados e de sua base são realizados nos limites e destinação das atividades do titular do site, não são repassados ou compartilhados com terceiros.

O usuário concorda que o titular do site poderá utilizar os dados que lhe forem confiados durante a navegação de como forma a otimizar seus serviços com o compromisso de que os dados somente serão acessados pelo titular do site e dos profissionais devidamente autorizados com a finalidade e propósito do site.

Os dados serão armazenados em local seguro, em servidor próprio ou de terceiros, dentro do período de vigência da concordância, sendo que, fica o usuário ciente que nenhum sistema de segurança é inviolável, ficando isento o titular do site de possíveis danos ou prejuízos decorrentes de atuação de terceiros ou vírus, salvo nos casos de dolo do titular do site.

Em caso de denúncias e dúvidas o usuário poderá entrar em contato com as informações presentes no site.

Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência. Ao acessar o site, você concorda com a nossa privacidade. OK