Hashtags: o que são e como montar uma boa estratégia para o Instagram

A popularidade das hashtags não é uma novidade no espaço virtual – estão em todas as redes sociais, ajudando a filtrar conteúdo para cada grupo ou nicho que interessa o usuário.
Em 2007, nos primeiros anos em que as redes sociais estavam em crescimento, a designer de produtos Chris Messina criou as hashtags – palavras ou números que se iniciam com o símbolo # para categorizar e encontrar conteúdos nas redes sociais. Você pode adicionar hashtags em postagens, biografias, e até comentários em todas as grandes redes, mas elas realmente se destacam quando usadas no Instagram.
A grande confusão envolvendo hashtags previne que elas sejam utilizadas ao máximo de seu potencial – alguns acham que seu uso é irrelevante, enquanto outros as utilizam de maneira inapropriada e não recebem os resultados esperados.
Maior alcance + refinando seu público alvo
As redes sociais são naturalmente fragmentadas em grupos e nichos, grande parte do motivo são as hashtags e o algoritmo das redes. Cada usuário tem uma página refinada a seus gostos, e as hashtags implementadas nas postagens que o mesmo interage e acha relevante irão ser mostradas mais e mais, conectando usuários e empresas em espaços que cultivam uma comunidade.
Ao escolher as melhores hashtags, você consegue alcançar esses grupos e naturalmente se tornar parte de uma discussão ainda maior que realmente se importa com o que você tem a oferecer.
Reconhecimento de marca
Com o uso de hashtags você consegue criar e cultivar uma comunidade em torno da sua marca, incentivando a interação entre usuários e trazendo novas ideias e desenvolvimentos para seu negócio.
Além disso elas tornam sua marca fácil de ser encontrada, ao permitir que você categorize seu conteúdo para que quem tiver interesse consiga pesquisar sobre o tópico em geral e encontrar sua conta.
Como bônus, usar uma hashtag para a sua própria empresa cria um local onde usuários podem não só encontrar seu conteúdo, mas criar postagens dedicadas a sua empresa e facilmente marca-los de maneira que todos podem encontrar e começar uma conversa.
Observando e engajando com tópicos relevantes
Manter sua estratégia de conteúdo atualizada com tópicos e trends atuais é crucial para manter os consumidores interessados.
Para isso, navegar pelas hashtags e ver o que está sendo popularizado e o que pode se tornar relevante ajuda a te deixar um passo a frente da competição – e demonstra aos clientes que você está sempre relevante e interessado nas conversas que acontecem dentro da comunidade.
Montando uma estratégia: é necessário?
Como qualquer outra área digital, o uso de hashtags é vital para uma empresa ou negócio trabalhando em seu marketing. Porém, seu uso deve ser consciente – só usar as hashtags que parecem funcionais não trará os mesmos resultados que uma análise e seleção estratégica.
1- Pesquise e entenda seu público alvo
Qualquer estratégia de qualidade começa assim – uma grande busca por informações. Entender quem são seus clientes ideais, o que os interessa, que hashtags as postagens tem em comum? Busque saber e entender tudo que conseguir.
2- Encontre hashtags relevantes
Preste atenção em postagens recentes, que hashtags se destacam? O que diferencia cada post? Faça uma lista das hashtags mais utilizadas e promissoras.
Utilizar hashtags populares é uma ótima opção para encontrar ideias criativas para novos conteúdos, além de ajudar sua empresa a se conectar e virar parte de uma comunidade ainda maior.
Em média, é recomendado o uso de 4-7 hashtags em um post, misturando de hashtags específicas a outras mais genéricas.
3- Analise a performance de seus posts
Após refinar as hashtags que planeja usar, começamos a fase de testes. Faça posts com as hashtags que decidiu sobre e veja o resultado. Salve essa informação e, na próxima postagem, tente outras hashtags. Qual a diferença entre os dois posts? Foi melhor, pior, neutro?
Entender o que fez uma postagem ser “melhor que a outra” é uma habilidade que se refina com o tempo, então leve o tempo que precisar identificando os bons, ruins e os buracos de oportunidade que os resultados trouxeram.
4- Corrija, se adapte e repita o ciclo
As hashtags são fluidas, subindo e descendo em relevância constantemente com o movimento das redes sociais rápidas como o Instagram. O que funcionou esse mês pode não trazer o mesmo resultado no mês seguinte, então revisitar essa estratégia e fazer ajustes é crucial para se manter relevante.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes. Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados