Social Listening: como comunicar estrategicamente com seu público alvo

Entender as frustrações, necessidades e experiências dos consumidores são detalhes cruciais para aperfeiçoar sua empresa, estratégia, produto e serviços. O que antes era simples se tornou muito mais abstrato – muitos clientes online não gostam de preencher formulários, ter que se cadastrar para dizer sua opinião ou entrar em contato diretamente.
Hoje em dia, o preferido dos clientes com opiniões fortes são as redes sociais – um espaço amplo e público, onde podem ser ouvidos por todos e receber respostas publicamente, expondo a realidade das empresas confrontadas.
O que é Social Listening?
Traduzido como o “ouvir social”, Social Listening é a técnica de monitorar os canais sociais da sua empresa por tudo o que está sendo dito sobre ela – feedback, menções diretas da empresa e discussões em volta de certas palavras chaves do seu nicho – com intuito de conduzir uma análise, encontrar insights e agir nas oportunidades que encontrar no caminho.
Esse monitoramento constante ajuda a evitar surpresas inesperadas, além de entender seu público e criar relacionamentos sustentáveis ao longo termo.
Nas redes sociais, os clientes se sentem confortáveis para discutirem sua empresa. Eles expõem suas opiniões, positivas ou negativas, experiências passadas e ainda direcionam perguntas sobre seus produtos e serviços diretamente a outros consumidores interessados (por exemplo, procuram achar quem já tenha trabalhado com você e te recomenda, ou direcionam dúvidas diretamente a você marcando seu perfil em sua postagem).
Social Listening e o futuro do seu negócio
Essa teia de conexões e informações traz informações cruciais para refinar sua estratégia e empresa. Dúvidas podem se tornar conteúdo para seu site ou redes sociais, experiências negativas podem ser respondidas e tratadas diretamente com o cliente machucado para se tornarem positivas, além da formação de novas ideias para continuar melhorando a empresa.
Consumidores preferem empresas que se mostram ativas online e tem a atitude quando se vem a responder e lidar com o feedback dos consumidores. É mil vezes melhor ter uma avaliação negativa, porém com uma resposta (e possível resolução positiva!) do que avaliações abandonadas, com uma empresa que não posta desde 2015.
Para simplificar o trabalho, existem ferramentas disponíveis para o Social Listening – seu papel é buscar e trazer as informações que encontra vasculhando a internet inteira, e a apresentar diretamente a você, sem precisar passar horas procurando as mesmas.
O processo de ler, engajar e analisar continua sendo seu – no fim do dia, o cuidado e atenção são o que faz toda a diferença.
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