Como as campanhas Advantage+ da meta funcionam? Entenda os pros e contras

Com o crescimento da IA em todos os aspectos do marketing digital, não demorou para que ela alcançasse os anúncios online com a promessa de automatizar o processo e promete resultados melhores com menos trabalho.
A opção pode parecer tentadora, afinal ela remove grande parte do esforço bruto que vem ao criar uma nova campanha de anúncios. Porém, é crucial entender o que essa automação realmente significa e como afeta seus resultados.
O que é Advantage+?
Introduzida em agosto de 2022, o Advantage+ é uma ferramenta desenvolvida pela Meta (Empresa responsável pelo Facebook e Instagram) para refinar a segmentação de público para campanhas de anúncios e posts turbinados.
Utilizando a inteligência artificial (IA), ele identifica o público mais relevante baseado nas informações do seu anúncio, focando em ampliar a performance da campanha encontrando usuários que irão engajar com seu anúncio dentro da rede de conexões e usuários Meta.
Em sua essência, você está deixando o seu público alvo vago, e permitindo que o Advantage+ utilize esse público como um ponto de início, encontrando contas que se assemelhem a esse perfil e expandindo-o.
A realidade da automação nos anúncios Meta
O Advantage+ promete ser uma solução inovadora, que aproveita do aprendizado de IA para tornar seus anúncios o mais eficientes possível. Isso soa como um sonho, porém essa promessa é somente a superfície do sistema – quando olhamos a fundo, é preciso ter muito cuidado utilizando essa ferramenta.
Por mais que o Advantage+ simplifique o processo de anunciar, ele também remove todo seu controle sob o público que quer atingir. Você está removendo seu controle sobre público alvo, posicionamentos, restrições e otimizações, deixando tudo nas mãos de uma tecnologia que não conhece sua empresa tão bem quanto você.
Sem contar que as chances de você estar utilizando essa IA e não saber são altas.
Em esforço de ter o máximo de anunciantes utilizando a ferramenta, a Meta convenientemente obstrui as opções de Advantage+ quando cria seu anúncio, para forçar o usuário a utilizá-lo. Confirmações escondidas, menus em pop up que não avisam sobre o Advantage+ se não forem selecionados e atualizações que alteram o posicionamento dos botões são alguns métodos que dificultam o trabalho de anunciantes em desabilitar a ferramenta caso não tenham interesse.
Para empresas como a Meta, utilizar o Advantage+ os ajuda a controlar a plataforma com maior facilidade ao os entregar o controle quase total sob o seu anúncio. Por isso, seu incentivo é constante – porém, os resultados não mentem.
Benefícios do Advantage+
Simplicidade na criação de anúncios
Para empresas iniciando nos anúncios online, que não possuem muito conhecimento ou resultados para comparar, o Advantage+ pode funcionar como um pontapé na direção certa. Sua simplicidade de uso permite criar um anúncio rapidamente, com um público vasto que se auto ajusta de acordo com as informações que recebe ao longo de um período.
Com isso, você consegue uma base concreta para começar a focar seus esforços na segmentação que mostrou resultados.
Fácil gerenciamento
O Advantage+ possui um painel simples e intuitivo, permitindo que os ajustes feito nas campanhas sejam feitos com agilidade. Ele traz informações de uma maneira digerível para quem não tem conhecimento profundo e pode se encontrar sobrecarregado com tantas métricas e opções para ajustes.
Problemas para considerar
Perda de controle manual sob segmentação
A simplicidade do Advantage+ vem como um problema para quem quer saber exatamente o que seu orçamento está retornando, e se os clientes certos estão recebendo seu conteúdo. Com ele você perde a habilidade de refinar elementos como segmentação, criativos, região alvo e posicionamentos online.
Em vez disso, você precisa confiar que a Meta irá escolher os locais certos para seu anúncio com base em seu algoritmo e informações básicas que providenciar.
Geração de Leads não qualificados e spam
Por não possuir uma segmentação, o Advantage+ foca em números e estatísticas lineares. Isso resulta em grandes números de “leads” e engajamento que, ao serem inspecionados a fundo, acabam sendo usuários não qualificados (ou seja, que não irão se tornar clientes e não tem interesse), bots e mensagens de spam enchendo sua caixa de entrada.
Em um experimento feito pela WordStream, o uso do Advantage+ gerou 130 leads – nenhum de qualidade, com zero chances de gerarem uma conversão ou conexão significativa para a empresa.
Atualizações podem quebrar suas campanhas
A inteligência artificial da Meta está em constantes fases de testes, desde seu lançamento. Muitos usuários informam que suas campanhas começam com ótimos resultados, e assim que uma nova atualização é publicada, seus resultados caem de maneiras impossíveis e irrealistas – não tem como ser uma simples queda de tráfego.
Os desenvolvedores informam, quando confrontados sobre isso, que estão sempre testando as ferramentas mesmo após publicação. Porém, isso não muda o fato que seu esforço e resultados podem cair em um simples momento.
Como toda ferramenta em desenvolvimento constante, é crucial ficar de olho e entender quando ela pode ser útil – e quando sua utilidade não ultrapassa seus riscos.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
Posts Relacionados