O que é conteúdo compartilhável para Instagram? Entenda o que define o valor de um post
As redes sociais são uma das maiores fontes de informação que os consumidores utilizam para encontrar empresas, marcas e locais para visitarem em seu dia a dia. Aproximadamente 76% dos consumidores já compraram algo após verem a empresa nas redes sociais, por exemplo.
Crescer online e alcançar esses consumidores pode se mostrar difícil, especialmente quando seu conteúdo é principalmente mostrado para seus seguidores.
Para isso, o conteúdo compartilhável introduz um espaço para encontrar novos usuários.
Os 3 tipos de conteúdo online
O Instagram é um espaço livre, onde conteúdos são compartilhados diariamente em diversos estilos, nichos e objetivos. Eles podem ser categorizados em 3 tipos principais:
Conteúdo promocional
Esse modelo é o mais popular com empresas, sendo projetados para gerar vendas e converter seguidores em clientes fidelizados. Normalmente são posts institucionais, promovendo a empresa e explicando por que você deve comprar com a mesma.
Por mais que são necessários e possuem seu valor duradouro, esses posts normalmente não são compartilháveis.
Conteúdo educativo/valioso
O Conteúdo de valor compartilha dicas, informações e estratégias sobre seu nicho, trazendo valor para seu público e demonstrando o conhecimento aprofundando que sua empresa tem em sua área.
Esse tipo de post traz conteúdo que permanece relevante por anos, sendo um investimento ao longo prazo para que visitantes futuros vejam um histórico de qualidade online.
Conteúdo compartilhável
Esse tipo de conteúdo é especificadamente criado para ser compartilhados e alcançarem maiores públicos.
Normalmente, conteúdo compartilhável é aquele que não só demonstra valor, mas instiga a vontade de informar outros sobre o conteúdo. Seja ele engraçado, relevante ao nicho ou um encaixe nas trends, quem o consume pensa em alguém para quem deseja enviar seu conteúdo (seja isso uma pessoa específica ou seus seguidores, por exemplo).
A participação em trends e memes atuais é um ótimo exemplo de conteúdo relevante e compartilhável. Elas fornecem um formato já popular, que pode ser adaptado para abordar seu nicho de maneira atenta e autêntica.
A transição de posts para Reels
Atualmente, o próprio Instagram vem incentivando seus criadores de conteúdo para investirem na criação de Reels, ao invés de posts comuns. De acordo com a plataforma, eles compõem cerca de 50% do tempo que usuários passam no Instagram.
Um Reels pode ser uma imagem (como um post), uma galeria ou um vídeo – porém, ao invés de aparecer na aba de posts, ele é separado no feed de Reels e na aba Reels em seu perfil. Conteúdo postado em forma de Reels, ao invés de posts, naturalmente recebem mais atenção e são mais compartilhados do que o conteúdo comum.
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