Como a cultura de trends afeta o marketing digital da sua empresa

Em 2025, a cultura popular é mais que só uma forma de entretenimento – ela está incorporada em todos os aspectos do nosso dia. Ela é uma força poderosa que influencia nosso comportamento de compras, conversas e o próprio marketing digital.
Seja um vídeo viralizando e gerando um impacto cultural, uma performance inesquecível ou movimentos políticos pelo mundo inteiro, esses momentos influenciam como empresas se conectam com seu público.
Do começo: o que são trends?
O termo foi popularizado com o crescimento das redes sociais, mas elas já existem faz muito mais tempo. Trends, originando da palavra Trending, que significa “tendência”, simboliza o que é popular no momento, e normalmente molda o futuro do que é visto como interessante e novo.
Uma trend é o que nos interessa, criadas por tópicos sendo discutidos, novas modas se popularizando (ou retornando!) e até novos produtos que revolucionam o nosso dia a dia. Hoje em dia, graças as redes sociais estarem presentes em nossos celulares, estamos sempre recebendo informações de novas trends se popularizando, trazendo com si a nova roupa que todos estão usando, ou o novo produto que você precisa ter para ser “atual”.
As trends sociais no marketing digital
No mundo comercial, as trends guiam ou são criadas pelo próprio marketing. Elas vêm em muitos formatos, como tópicos de discussão, memes, vídeos curtos e desafios, todos com o mesmo objetivo: trazer atenção e aproveitar do engajamento que aquele tópico está trazendo atualmente.
A realidade de trends é o quão temporárias podem ser. As redes sociais trouxeram o que chamamos de “conteúdo descartável”: conteúdo criado para um consumo rápido, com conteúdo fútil e foco em entretenimento rápido, por retorno alto em pouco investimento. Esse tipo de conteúdo pode ser baseado nas trends atuais, mas traz pouco a nenhum valor para a experiência dos usuários o consumindo em seu tempo livre.
Para usar trends em sua estratégia de marketing, é preciso garantir que esse conteúdo, por mais que seja feito com a popularidade da tendência em mente, ainda providencia algum valor e tem qualidade para o seu consumidor. Um bom exemplo disso são empresas que aproveitam de memes populares, trocando seus textos e contextos para se aplicarem a uma situação do seu nicho.
Em cima disso, ainda aproveitam para discutir o motivo da relevância e graça dessa piada nos textos das redes sociais, trazendo mais valor para seu conteúdo e trazendo valor para sua página no longo prazo.
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