Qual o melhor horário para postar Reels? Entenda como a rede social funciona

Muitos fatores precisam ser considerados quando falamos em postas nas redes sociais da sua empresa – o conteúdo, a qualidade, o seu impacto.... mas um dos mais importantes, com certeza, é quando postar.
Redes sociais como o Instagram Reels possuem um fluxo constante e consistente de usuários as navegando, com picos de atividade em certos momentos do dia. Saber quando esses horários são e como os usar coloca você e sua empresa com uma vantagem desde a primeira postagem.
O que é o Instagram Reels?
Popularmente conhecido somente como Reels, estamos falando de um novo formato de postagem incluso no Instagram, consistindo de vídeos curtos com até 3 minutos, focados no entretenimento rápido.
A “plataforma” lançou em 2020 como maneira de competir com o enorme crescimento do TikTok – adicionando um novo espaço nos perfis para compartilhamento de vídeos e promovendo que usuários passassem mais tempo no Instagram que nas redes rivais.
Em 2025, o Reels é visto como o “conteúdo principal” do Instagram. Mesmo a plataforma sendo focada no compartilhamento de imagens, uma preferência pelos vídeos já foi percebida pelos usuários – o maior exemplo sendo que, na aba “explorar” que antes era repleta de fotos, agora a maioria do conteúdo encontrando são vídeos.
Isso não diz que postagens normais são irrelevantes – muito pelo contrário. Quando um usuário se interessa pela sua empresa a partir de um Reels, seu instinto é explorar o seu perfil. Ter postagens além de vídeos não só completa seu perfil para quem o explorar como, quando alguém te seguir, posiciona seus posts na aba principal do Instagram assim que o usuário entra no aplicativo.
Conteúdo de qualidade, seja em post ou vídeo, será sempre a melhor maneira de crescer sua empresa.
Enfim: Que horas devo postar Reels?
A realidade é, não existe um horário universal que todos devem fazer suas postagens. Existem fatores específicos a você e sua empresa que afetam diretamente como você deve planejar suas próximas postagens:
Seu público: O mais importante é saber quando seus seguidores estão presentes online. Para isso, ferramentas como os insights do Instagram mostram os picos de atividade dos seus seguidores, providenciando uma base para começar.
Fuso horário: Diferentes partes do mundo (e até no próprio Brasil!) vivem em diferentes fuso horários, significando que o horário que você postar pode ser inconveniente para quem está 3 horas a sua frente, por exemplo. Se seu público for amplo, lembre de levar isso em consideração.
Dias da semana: o engajamento muda conforme a semana. Durante o trabalho, pessoas costumam tirar pausas para conferir as redes sociais, gerando pequenos picos de atividade durante a semana. Os fins de semana tender a ser mais calmos.
Seu nicho: a maneira que os consumidores do seu nicho vivem e interagem com as redes sociais tem tudo a ver com os seus resultados. Alguém na área de medicina tem uma disponibilidade diferente de alguém trabalhando com moda, e isso afeta diretamente quem está online e engajando em quais horários.
Mesmo não existindo uma resposta perfeita, temos sugestões por onde começar:
Terça-feira: 9:00 – 12:00
Quarta-feira: 11:00
Quinta e sexta: durante a manhã (5:00 – 7:00)
O importante para garantir uma boa performance é permanecer postando conteúdo de qualidade, com consistência, e experimentar com diferentes horários, comparando resultados até descobrir o que funciona melhor para você.
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