Formando sua identidade visual: a importância de criar um manual de marca

Sua identidade como empresa é o que os outros pensam quando veem ou lembram de você – como você se comunica, como se comporta, e especialmente seu visual, são todos aspectos que serão julgados para posicionar-se no mercado como um dos maiores.
Para isso, ter uma identidade visual forte e consistente é um detalhe crucial. Afinal, você deve ser reconhecível e identificável independente da rede social, documento, posicionamento de logo e afins.
Independente do tamanho da empresa, um manual de marca é imperativo para criar essa consistência.
O que é um manual de marca?
Este é um documento detalhado que denomina guias básicos para manter consistência e harmonia visual por todos os aspectos da marca – serve como uma base para designers, profissionais de marketing e colaboradores para entenderem como sua identidade visual deve ser em seu uso.
Ele é completo com as cores, formas, regras e exemplos para garantir que sua identidade continuará a mesma, independente de quem a usa e qual será seu propósito.
Elementos de um manual de marca completo
Valores e missão da empresa
É importante que todos entendam os valores e princípios por quais sua empresa preza em seguir, e como usá-los.
O manual de marca deve não só mostrar seu visual, como fazer com que todos entendam a sua imagem emocional - isso serve como base para formar os aspectos visuais corretos e garantir que sua mensagem ressone com seu público alvo.
Logo
A sua logo é essencial para que sua empresa seja facilmente reconhecida por seus clientes. Ela deve não só ser seu ponto visual principal, como demonstrar os seus valores e missão em um simples olhar. A logo servirá como uma âncora, definindo e guiando o resto da sua identidade visual.
Paleta de cores e seus códigos
Para garantir sua consistência visual, seu manual deve incluir os códigos hex, RGB e equivalentes Pantone das cores utilizadas na sua identidade. Isso garante que, independente de quem estiver utilizando as cores, do monitor em que seja visualizada ou da impressora usada, as cores estarão sempre consistentes e iguais.
Tipografia
Sua identidade é a mais que só a sua logo e nome – a fonte utilizada em seu site, redes sociais e materiais impressos também deve ser mantida igual, para uma experiência consistente por todas as mídias.
Aplicações
Por ser uma identidade visual, demonstrar visualmente como sua identidade deve ser usada é um ponto importante para manter sua coerência. Aplicações como cartões de visita, sites, embalagens e afins demonstram um exemplo visual de como essa identidade deve ser transmitida em várias mídias.
Permissões e Proibições
Muitos designers e colaboradores tem uma visão específica, de acordo com seus gostos, do que querem fazer com sua identidade para o projeto determinado. Porém em muitos casos, isso pode acabar danificando a sua identidade visual ao criar uma inconsistência.
Por isso, é inteligente ter um guia simples do que você permite ou não ser feito com a logo – como colocar a logo ao lado do nome, em cima, mudar seu tamanho em comparação e afins. Isso garante que quem está usando estará alinhado a seus desejos, e criará algo que se encaixará em sua identidade e produtos já existentes.
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