Do Funil à ampulheta: entenda como acompanhas e fidelizar seus clientes até depois da conversão

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Do Funil à ampulheta: entenda como acompanhas e fidelizar seus clientes até depois da conversão

Quem já se interessou em utilizar o Marketing Digital para sua empresa ou negócio, provavelmente é familiarizado com o funil de vendas.

O Funil consiste de uma estratégia e maneira de visualizar seus leads, filtrando não qualificados à medida que avançam no funil de vendas, até se tornarem uma conversão. Como o nome sugere, o número de clientes em potencial é sempre maior que o número de leads que se tornam clientes fidelizados.


Todos os modelos de funil que encontrar online são um pouco diferentes uns dos outros – podem utilizar nomes variados para cada fase, ou até passos adicionais especializados a nichos e objetivos. Um funil tradicional possui os 3 elementos fundamentais:


Atração

No início do funil, seu objetivo é se tornar visível para seu público alvo. Aqui, a maioria dos seus consumidores ideais nem sabem que precisam dos seus produtos, então seu marketing deve ser focado em construir essa exposição e instigar seu interesse.


Oportunidade

Após se interessarem em seu produtos ou serviços, o consumidor leva em sua responsabilidade pesquisar e conhecer todas as opções – sua empresa e seus competidores. É seu trabalho os educar sobre o que oferece e porque sua empresa é a melhor a ser escolhida, especificando valores, ROI e o que te torna diferente da competição.


Conversão

No estágio final, seu foco se torna fidelizar a compra, promovendo a confiança e provas para convencer clientes em potencial que estão beirando uma decisão.


As etapas que estão faltando: Retenção, Lealdade e Indicação


O Funil de vendas é fundamentalmente eficaz ao distribuir seus esforços de marketing de acordo com a fase em que o consumidor se encontra, mas possui uma falha inevitável: O que acontece após a conversão?


Realizar uma venda é bom, mas reter esse cliente e sua lealdade é melhor ainda. Um cliente fidelizado não só retorna para realizar mais compras com sua empresa, como ainda faz questão de comunicar a todos sua lealdade e boa experiência com você nas redes sociais e cara a cara com seus círculos sociais.


Para solucionar essa falta de informações, um novo modelo de funil foi proposto – o funil de vendas ampulheta, que providencia uma imagem completa de como clientes podem ser segmentados durante a jornada e após a conversão, com objetivo de torna-los clientes recorrentes e fiéis a sua empresa.


O funil Ampulheta ainda segue as primeiras etapas, porém ao chegar na etapa final, seu formato muda – ele começa a se expandir novamente, gerando o formato de ampulheta. Isso ocorre pois não estamos mais filtrando os leads, e sim expandindo o alcance novamente para o grande público reconhecer seu sucesso.


As novas etapas do funil ampulheta são:

Retenção

Após a conversão finalizada, é importante manter o cliente engajado com campanhas de Email Marketing relevantes ao mesmo, recomendações personalizadas e um atendimento ao cliente excepcional. Isso garante que sua experiência será agradável e mantém a atenção do cliente na sua empresa.


Lealdade

Clientes felizes normalmente se tornam curiosos sobre o que mais pode os oferecer, ou querem compartilhar sua experiência com seus contatos. Essa etapa do funil normalmente envolve o uso de Campanhas Retargeting, Construir comunidades online ou oferecer programas de lealdade que incentivam mais compras.


Indicação

Por fim, cliente estão felizes com a jornada que seguiram durante sua compra e estão prontos para a prova social – deixando avaliações positivas em suas páginas, contando sobre sua experiência para amigos e família e em geral sabem que, caso precisem novamente, podem contar com sua empresa.


Além disso, as informações fornecidas por esses clientes podem ser utilizadas nas suas campanhas topo de funil, para mostrar a novos clientes os bons resultados que poderão ter ao trabalhar com sua empresa.


Esse modelo não só aproveita os benefícios da captura de atenção, defesa de marca e conversão, como acompanha o consumidor para garantir que após sua compra, está feliz e irá compartilhar sua experiência positiva com outros futuros clientes em potencial.


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